domingo, 15 de setembro de 2013

Pesquisa ref. GAÚCHO/Semana Farroupilha

Semana Farroupilha

Vamos aproveitar a Semana Farroupilha para rever um pouco da nossa história e cultura?
Conhecer a história do nosso Rio Grande do Sul é importante para nos tornarmos verdadeiros cidadãos. Que tipo de melhoria podemos almejar na política, na economia e na sociedade se não conhecemos nossas raízes? O que teremos feito ao longo de nossas vidas se nos ocuparmos de coisas banais ou fugazes do dia a dia? Muitas vezes desconhecemos nossa própria história de vida! Qual a origem de nosso sobrenome? Quem eram nossos antepassados? Como nosso Estado foi se constituindo enquanto uma Unidade da Federação com costumes e cultura própria?
A esse respeito, o geógrafo e pesquisador Ellian Alabi Lucci nos coloca o seguinte:
“Por que é preciso conhecer a História do mundo e de seu país, das tradições sociais, culturais e políticas de um povo? Para que não sejamos levados - como é muito comum hoje em dia - a pensar com a cabeça alheia; e trata-se de conduzir e não de sermos conduzidos. [...] Ao se familiarizar com outros tempos, outras épocas, outras civilizações, adquire-se o salutar hábito de desconfiar dos critérios de seu tempo: eles evoluirão como outros evoluíram. É a ocasião de revisar, dentro de si próprio, o mecanismo de pensamento, suas próprias motivações etc. por confronto com o outro.”

Disponível na integra em:


Atividades:

Acesse o site do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho) e pesquise algumas questões a seguir:



1- A história do Rio Grande do Sul conta com datas e fatos importantes como:
 1492 – Tratado de Tordesilhas.
O que aconteceu neste território – hoje chamado Rio Grande do Sul - a partir dessa época?

2- Por volta de 1640, os bandeirantes paulistas (portugueses) adentraram o território gaúcho, até as missões jesuíticas espanholas, pelo Rio Jacuí, a fim de exterminá-las e escravizar os indígenas. As quais conseguiram se reestruturarem por volta de 1682. Cite os “Sete Povos das missões” fundados nessa época.

3- O Tratado de Madri ocorreu em 1750. Explique-o.

4- Em aproximadamente 1754 houve a Guerra Guaranítica. Explique-a:

5- A partir de 1767 os jesuítas espanhóis começam a ser expulsos daqui e Portugal assume o controle definitivo do Sul do Brasil, em 1801, com a incorporação das Missões. O que acontece a seguir?

6- Quais foram as contribuições dos indígenas para a formação sociocultural e econômica do Rio Grande da Sul?

Referências:


Nenhum comentário: