sábado, 4 de outubro de 2008

Crise Mundial


O presidente dos EUA, George W. Bush, sancionou uma lei que autoriza o socorro de 700 bilhões de dólares ao mercado financeiro do seu país. O pacote de ajuda, que representa a maior intervenção governamental no sistema financeiro norte-americano desde a Grande Depressão foi aprovado pela Câmara dos Representantes. Bush declarou que a medida "é essencial para ajudar a economia a enfrentar a crise financeira".

Antes mesmo de o plano de socorro entrar em ação, representantes de bancos comerciais revelaram preocupação. Os especialistas temem que haja desequilibro em comparação com os créditos. Para os analistas, os preços não poderão ficar no piso do mercado e sim, estabelecer a própria cotação.

A aprovação do pacote anticrise nos EUA levou pouco alívio para os mercados. As bolsas de valores continuam em queda. Para piorar a crise, os investidores receberam outra má notícia: a redução de postos de trabalho em setembro nos EUA foi de -159 mil vagas- o que pode surgir efeito cascata sobre o consumo e produção. Várias empresas multinacionais estão perdendo milhões de dólares com a crise.


Que conseqüências essa crise mundial poderá trazer para o Brasil?