domingo, 15 de setembro de 2013

Semana Farroupilha - Comemorações e cultura

http://www.riogrande.com.br/historia/colonizacao6.htm



Pesquise nos sites acima informações sobre a Semana Farroupilha.

Poste nos comentário o resultado de sua pesquisa com suas próprias palavras.

Povos africanos na formação do RS

Os africanos na formação do Rio Grande do Sul


As diversas etnias de africanos que foram trazidas para o nosso estado, no início do povoamento, não podem ser consideradas em parte, como imigrantes, porque vieram forçados e não por livre e espontânea vontade.
Mas com certeza foi um dos povos que mais contribuiu economicamente e culturalmente com a formação do Rio Grande do Sul. Economicamente devido ao sangue e suor que derramou nas charqueadas, guerras e estâncias. Culturalmente com seu legado lingüístico, artístico, religioso, culinário, etc.
Porém, muitas vezes, o povo africano que chegou ao Rio Grande do Sul, principalmente nos séculos XXVIII e XIX é pouco reconhecido e pesquisado e divulgado.

Questão:

Pesquise as origens, as relações de trabalho impostas aos escravos africanos e suas contribuições para a formação do Rio Grande do Sul.


Gaúchos/ Imigrantes/ Semana Farroupilha

Imigrantes no Rio Grande do Sul


Acesse o link a seguir e pesquise sobre a contribuição dos imigrantes para a formação econômica e sociocultural do nosso Estado. Após faça uma produção textual a partir das questões norteadora:


Questões norteadoras:

1- Sabemos que os açorianos foram os primeiros imigrantes a se estabeleceram no Rio Grande do Sul. Eles vieram da Ilha de Açores que pertence a Portugal, portanto são chamados de luso-açorianos.  Quais foram às contribuições socioculturais, política e econômicas desses imigrantes?

2- Outra etnia que povoou o Rio Grande do Sul em meados do século XIX e início do século XX foram os alemães. Explique seus hábitos culturais e herança socioeconômica no processo de povoamento de nosso território sulino.

3- Os italianos foi outro povo que trouxe inúmeras contribuições para a formação do povo gaúcho. Apresente as suas contribuições culturais, econômicas,etc.


Questões complementares:

4- Como surgiu o “gaúcho”?


5- Explique o termo “estância” diferenciando-o do termo “fazenda”.

Pesquisa ref. GAÚCHO/Semana Farroupilha

Semana Farroupilha

Vamos aproveitar a Semana Farroupilha para rever um pouco da nossa história e cultura?
Conhecer a história do nosso Rio Grande do Sul é importante para nos tornarmos verdadeiros cidadãos. Que tipo de melhoria podemos almejar na política, na economia e na sociedade se não conhecemos nossas raízes? O que teremos feito ao longo de nossas vidas se nos ocuparmos de coisas banais ou fugazes do dia a dia? Muitas vezes desconhecemos nossa própria história de vida! Qual a origem de nosso sobrenome? Quem eram nossos antepassados? Como nosso Estado foi se constituindo enquanto uma Unidade da Federação com costumes e cultura própria?
A esse respeito, o geógrafo e pesquisador Ellian Alabi Lucci nos coloca o seguinte:
“Por que é preciso conhecer a História do mundo e de seu país, das tradições sociais, culturais e políticas de um povo? Para que não sejamos levados - como é muito comum hoje em dia - a pensar com a cabeça alheia; e trata-se de conduzir e não de sermos conduzidos. [...] Ao se familiarizar com outros tempos, outras épocas, outras civilizações, adquire-se o salutar hábito de desconfiar dos critérios de seu tempo: eles evoluirão como outros evoluíram. É a ocasião de revisar, dentro de si próprio, o mecanismo de pensamento, suas próprias motivações etc. por confronto com o outro.”

Disponível na integra em:


Atividades:

Acesse o site do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho) e pesquise algumas questões a seguir:



1- A história do Rio Grande do Sul conta com datas e fatos importantes como:
 1492 – Tratado de Tordesilhas.
O que aconteceu neste território – hoje chamado Rio Grande do Sul - a partir dessa época?

2- Por volta de 1640, os bandeirantes paulistas (portugueses) adentraram o território gaúcho, até as missões jesuíticas espanholas, pelo Rio Jacuí, a fim de exterminá-las e escravizar os indígenas. As quais conseguiram se reestruturarem por volta de 1682. Cite os “Sete Povos das missões” fundados nessa época.

3- O Tratado de Madri ocorreu em 1750. Explique-o.

4- Em aproximadamente 1754 houve a Guerra Guaranítica. Explique-a:

5- A partir de 1767 os jesuítas espanhóis começam a ser expulsos daqui e Portugal assume o controle definitivo do Sul do Brasil, em 1801, com a incorporação das Missões. O que acontece a seguir?

6- Quais foram as contribuições dos indígenas para a formação sociocultural e econômica do Rio Grande da Sul?

Referências: