domingo, 15 de setembro de 2013

Semana Farroupilha - Comemorações e cultura

http://www.riogrande.com.br/historia/colonizacao6.htm



Pesquise nos sites acima informações sobre a Semana Farroupilha.

Poste nos comentário o resultado de sua pesquisa com suas próprias palavras.

8 comentários:

Anônimo disse...

nome;Luana.teixeira e Ilda freitas e Elizandro Machado

A história da gastronomia gaúcha.

todos os pratos nacionais são, resultados de experiências construídas lentamente como churrasco chimarrão peixes pudins pé de moleques biscoitos carne de panela arroz de forno feijoada tipos de bebidas típicas do gaúcho cachaça cerveja.
a mulher portuguesa, valoriza os produtos, do solo americano ; aproveitou as especialidades da índia.
criou novos pratos, adaptou outros e conservou, algumas receitas tradicionais.
a culinária luso- brasileira pode ser assim distribuída pelas regiões gaúchas; litoral (com influencia açoriana) pão doce sovado rosca de polvilho farofa moqueca de peixe etc.

Anônimo disse...

karine: Bloco:10

O Rio Grande do Sul entrou na economia nacional pelas mãos dos tropeiros e patas das mulas.
A história do tropeirismo – um dos capítulos mais importantes da formação gaúcha e um dos menos lembrados – integrou diferentes regiões do Brasil, e traçou a rota da formação de muitas cidades da região Sul e Sudeste.

Anônimo disse...

Nome:Ligiele Martins
ITALIANOS
Embora tenham encontrado um Rio Grande mais organizado economicamente,os italianos tiveram de enfrentar dificuldade semelhantes as vividas pelos alemães.Mas,embora ambas as colonizações tenham sido feitas em zonas de mato,as áreas de ocupação italiana eram mais altas e mais acidentadas.Enquanto a colonização alemã atingiu seu ponto máximo em Nova Petrópolis(597 metros de altitude),a italiana se faria em altitudes que variavam entre 600 e 900 metros.

Anônimo disse...

NOME:KATIELE OLIVEIRA BLOCO:10
1.A ORIGEM DO NOME FARRAPOS:muitos doa livros de história insistem na versão de que o nome "farrapos"ou "farroupilhas ",dado aos revolucionários gaúchos.teve origem nas roupas que estes vestiam-gastas e esfarrapados.No enta..
2.NA FRONTEIRA,REINAVA UM CLIMA DE TENSÃO:enquanto os problemas referente á escassez monetária,moedas falsas e retirada do dinheiro público da província atingiram a população do RIO GRANDE DO SUL
3.MOEDAS FALSAS COMPLICAVAM A ECONOMIA: inicialmente as moedas de ouro compunham cerca de dois terços do dinheiro em circulação no brasil,sendo o out..
4.DINHEIRO GAÚCHO PAGAVA ATÉ DIVIDAS COM OS INGLESES:pela constituição de 1824 que ele outorgara á nação,os presidentes de província eram escolhidos pelo poder central.

Anônimo disse...

nome:Patrícia martins bloco:10
o nome dado a farrapos ou farroupilhas significava ao uso das roupas que eles vestiam.gastas e esfarrapadas.
em 1829 eles se reuniam em sociedades secretas.uma delas era a sociedade dos amigos unidos,do rio de janeiro,cujo objetivo era lutar contra o regime monarquico.
os "sans culottes",que literalmente quer dizer sem calção,usavam calças de la listradas,em oposição ao calção curto adotado pelos mais abastados.
outra versão insiste no fato de que o termo foi provavelmente inspirado nas roupas rusticas de um dos lideres dos liberais,Cipriano barata que,quando em lisboa,circulava pela cidade usando chapéu da palha

Anônimo disse...

Dalva l s fontoura
Bloco 10
Para o português branco, o negro era um complemento indispensável de sua atividade na terra, na casa, na luta ele se assemelhava argamassa que escondia entre os tijolos, mantinha a estrutura mas que não era nunca levado em conta.

Anônimo disse...

Gabriel Rodrigues Bloco:10

Os negro entraram na historia do grande do sul desde seu inicio.
Mas o fizeram como personagens secundários, pouco lembrados, pouco citados - não obstante sua atuação tenha sido, provavelmente, decisiva para a própria formação do estado. Porque para o português branco, o negro era um complemento indispensável de sua atividade: na terra, na casa, na luta, ele se assemelhava à argamassa que, escondida entre os tijolos, mantinha a estrutura, mas que não era nunca levado em conta.




Anônimo disse...

CARMEM LUCIA
NÃO HOUVE TRATADO APENAS ESCOLHERAM CAXIAS COMO PRO VICIA E AS CONDIÇÕES E ATRAVÉS DE IMPRESSOS AS CONVENÇAÕ DE PAZ ENTRE O BRASIL E OS REPUBLICANOS ASSINADO PELO BARAÕ CAXIAS.