domingo, 4 de novembro de 2012

Ensino Religioso - Os cegos e o elefante



Regras, Métodos e Critérios:

Regra é a norma que permite realizar um pensamento consistente. Cada tipo de pensamento tem suas regras. As regras para escrever um poema são diferentes das regras para fazer ciência, por exemplo.
Método é o procedimento ou conjunto de regras para alcançar um conhecimento ou realizar um projeto.
Critério é a verificação da validade de algum pensamento. Precisamos ter critério para saber se estamos seguindo o caminho adequado, se estamos conseguindo o resultado que desejamos. Uma pessoa sem critério julga as coisas ou toma decisões de forma aleatória e sem precisão.
 Meta: É o objetivo que se quer alcançar. Precisamos saber o que queremos conseguir. A forma como usamos as palavras e a oralidade, por exemplo, não é a mesma para propósitos diferentes. Para contar uma piada e para explicar um conceito, expressamo-nos de maneiras distintas.



OS CEGOS E O ELEFANTE (parábola indiana)

H
á muitos anos vivia na Índia um rei sábio e muito culto. Já havia lido todos os livros do seu reino. Seus conhecimentos eram numerosos como os grãos de areia do rio Ganges. Muitos súditos e ministros, para agradar o rei, também se aplicaram aos estudos e às leituras dos velhos livros. Mas viviam disputando entre si quem era o mais conhecedor, inteligente e sábio. Cada um se vangloriava em ser o dono da verdade e menosprezava os demais.
O rei se entristecia com essa rivalidade intelectual. Resolveu, então, dar-lhes uma lição.

Certo dia, o príncipe indiano mandou chamar um grupo de cegos de nascença e os reuniu no pátio do palácio. Ao mesmo tempo, mandou trazer um elefante e colocou diante do grupo.
Em seguida, conduzindo-os pela mão, foi levando os cegos até o elefante para que o apalpassem. Um apalpava a barriga, outro a calda, outro a tromba e outro uma das pernas.

Quando todos os cegos tinham apalpado o paquiderme, o príncipe ordenou que cada um explicasse aos outros como era o elefante.
Então, o que tinha apalpado a barriga disse que o elefante era como uma enorme panela. O que tinha apalpado a calda até os pêlos da extremidade discordou e disse que o elefante se parecia mais com uma vassoura. “Nada disso” interrompeu o que tinha apalpado a orelha. “Se alguma coisa se parece é com um grande leque aberto”.

O que apalpava a tromba deu uma risada e interferiu: “Vocês estão por fora. O elefante tem a forma, as ondulações e a flexibilidade de uma mangueira de água”. “Essa não”, replicou o que apalpara as pernas... “ele é redondo como uma grande mangueira, mas não tem nada de ondulações, nem de flexibilidade. É rígido como um poste”.

Os cegos se envolveram com uma discussão sem fim, cada um querendo provar que os outros estavam errados, o que era certo era o que ele dizia. Evidentemente, cada um se apoiava na sua própria experiência e não conseguia entender como os demais podiam afirmar o que afirmavam.

O príncipe deixou-os falar para ver se chegavam a um acordo, mas quando percebeu que eram incapazes de aceitar que os outros podiam ter tido outras experiências, ordenou que se calassem.“O elefante é tudo isso que vocês falaram, explicou. Tudo isso que cada um de vocês percebeu é só uma parte do elefante. Não devem negar o que os outros perceberam. Deveriam juntar as experiências de todos e tentar imaginar como a parte que cada um apalpou se une com as outras para formar esse todo que é o elefante"

APÓS A LEITURA E REFLEXÃO DO TEXTO QUE VOCÊ LEU ACIMA, ESCREVA UM PEQUENO COMENTÁRIO SOBRE O QUE ELE NOS ENSINOU PARA TERMOS UMA VIDA MAIS FELIZ E HARMONIOSA.

O continente europeu - Crise europeia



Proponho aos meus alunos das oitavas séries que pesquisem informações sobre o continente europeu e postem comentários neste blog .Mas é preciso e, sobretudo interessante, que escrevam com suas próprias palavras o que descobriram de  informações sobre a Europa.
Essa atividade além de importante para a nossa aprendizagem, será um ponto de encontro entre os alunos das turmas do Marçal.
Conto com vocês e vou ajudá-los no que for preciso.
Sites indicados:

http://veja.abril.com.br/perguntas-respostas/crise-europa.shtml

http://www.suapesquisa.com/uniaoeuropeia/crise.htm

http://br.advfn.com/eventos/2012/crise-na-europa


Agora que você leu e compreendeu os motivos e as consequências atuais da crise europeia, produza um texto com suas próprias palavras sobre esse assunto.

Região Nordeste do Brasil

http://www.portalbrasil.net/regiao_nordeste.htm

No link acima é possível descobrir muitas informações sobre a Região Nordeste do Brasil. Acesse-o e leia com atenção. A seguir responda as questões propostas.

1.Pesquise as características da região Nordeste conforme solicitado:
1.1. Maiores cidades do Nordeste brasileiro.
1.2. Forma de relevo predominante no Nordeste do Brasil.
1.3. Principais sub-regiões do Nordeste brasileiro e suas respectivas características.
1.4.Tipos de turismo da Região Nordeste do Brasil.
1.5. Principais recursos minerais do Nordeste brasileiro.
1.6. Características da economia da região Nordeste do Brasil.

2.Agora volte ao início da página desse link e acesse um a um os estado da Região Nordeste(Bahia, Maranhão, Ceará, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí e Paraíba) e descubra as seguintes informações sobre cada um deles:
2.1. Aspectos da Geografia ( relevo,  clima, vegetação, principais rios, habitantes).
2.2 População (densidade demográfica, acesso à água, IDH).
2.3. Educação(analfabetismo).
2.4. Economia.
2.5. Características atuais desse estado nordestino.

Conflitos no Oriente Médio

Acesse o site indicado a seguir e leia o texto sobre a origem dos conflitos no Oriente Médio.
Após responda as questões solicitadas:

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/oriente-medio-entenda-o-conflito-arabe-israelense.htm


QUESTÔES:
1. Cite os três principais motivos dos conflitos entre árabes e israelenses (resuma-os e reescreva-os com suas palavras):
2. Por que os judeus ausentaram-se da Palestina por longa data? E, quem ocupou essa área  nesse "meio tempo"?
3. Explique como se deu o processo de retorno do povo judeu a Palestina?
4. Que relação há entre o Holocausto e o povo judeu?
5. Os britânicos dominaram por um período a região do Oriente Médio. Após  a retirada das tropas britânicas, que fatos se desencadearam nessa região?
6. Explique a luta da OLP:
7. O que foi a Intifada?
8.Pesquise notícias atuais e descreva a situação do povo palestino que vive em Israel .
9. Descreva o estado de Israel (características físicas, econômicas e geopolíticas).
10. No Oriente Médio está acontecendo um conflito na Síria. Pesquise suas causas e desfecho atual.