segunda-feira, 1 de julho de 2013

Brasil :avaliação

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA.

 NOME: SÉRIE: TURMA: DATA:

 Leia o texto abaixo. Visualize as imagens. Aposteriori encontre a resposta correta nas questões de múltipla escolha. Somente uma das alternativas constitui resposta correta. Boa prova!



 A Geografia surgiu, enquanto saber oficial, no início do século XIX, quando vêm a público as obras dos alemães (prussianos) Alexander Von Humboldt (1769-1859) e Karl Ritter (1779-1859). 
Afirmar que a Geografia Científica surgiu no século XIX, em território alemão, não significa negar um saber geográfico anteriormente produzido. A geografia é um saber tão antigo quanto a própria história dos homens. 
Desde os primórdios da história humana, os povos já eram dotados de uma mobilidade espacial, decorrente tanto do exercício da curiosidade como da necessidade de reprodução da própria sociedade, que levou ao conhecimento de regiões diferentes daquelas da habitação inicial. Essas migrações permitiram a ampliação do conhecimento da superfície terrestre e propiciaram o registro e a transmissão desse saber geográfico. 
Os gregos foram os precursores na produção de um saber geográfico de forma sistematizada. Esse pioneirismo grego explica-se, pelo desenvolvimento do comércio. O comércio é a fonte principal de contato com o “desconhecido”, ele estimula a curiosidade e obriga à sistematização das informações e conhecimentos geográficos. As descrições dos lugares (aspectos sociais, culturais, políticos, econômicos, bem como características físico-naturais), tornam-se uma necessidade prática, juntamente com a produção de mapas. Esse saber geográfico era produzido principalmente, principalmente, por mercadores, navegantes, militares, historiadores, filósofos e matemáticos.
 A Geografia encontrava-se diluída na filosofia grega. A produção do saber geográfico na Antiguidade deu-se, por duas formas de expressão: vertente histórico-descritiva (narrativas de viagens e descrições regionais); vertente ma temático-cartografico (estudos referentes à forma e à dimensão da Terra e representações cartográficas). Na vertente histórico-descritiva, destacam-se as contribuições de Heródoto, Hipócrates e Estrabão. A história da civilização brasileira tem seu marco inicial com a chegada dos portugueses na fase pré-colonial e colonial garantido pela hegemonia de comércio entre Portugal e Brasil com supremacia do primeiro. O problema fundiário de hoje, reivindicações por reforma agrária e o modelo agroexportador, tem haver com a história daquela época quando a distribuição de terras se deu através da grande propriedade e inicialmente do trabalho compulsório de indígenas e africanos. 
Na verdade antes da chegada dos europeus nesta paragem, os índios já viviam no Brasil há mais de 10 mil anos. Eram eles os verdadeiros donos da terra, mas através da imposição dos lusitanos pelo viés da violência, acabaram sucumbindo no decorrer de cinco séculos. Estavam eles divididos em várias nações distribuídos na maior parte do território nacional. Foram num primeiro momento escravizados quando posteriormente chegaram os africanos para a labuta nas lavouras de açúcar no nordeste do país. 
A discriminação atual contra estas duas etnias é o reflexo do passado escravocrata. Problema que tem sido problematizado pela historiografia há bastante tempo e que deve estar na agenda atual. Outra questão de interesse nacional diz respeito a nossa matriz energética que combina energias limpas e não limpas. As mudanças climáticas forçaram os países na utilização de fontes de energia menos poluentes.
 No Brasil as mais utilizadas têm sido a biomassa, lenha e hidráulica como renováveis. O investimento em energia solar ainda é insuficiente comparado com países como a China. O tempo urge no investimento em fontes alternativas de energia, pois o aquecimento planetário é uma realidade que num futuro próximo tende a ser uma constante entre nós; a reversão de médio e longo prazo depende de ações concretas a serem aplicadas em larga escala o mais rápido possível a fim de que as futuras gerações venham a usufruir de um clima favorável como anota concepção de especialistas da área. 
 Quando se fala em energia para um país, se pressupõe planejamento de longo prazo. A energia que usamos hoje em parte se deve a uma estratégia energética que remonta a década de 70 do século XX entre Brasil e Paraguai que desembocou na construção de Itaipu. A maior parte da energia consumida no país vem de fontes hídrica sendo a Amazônia nossa maior bacia situada na região norte do país.
 Ainda somos dependentes do petróleo; sabemos que ele contamina o meio ambiente através dos seus derivados. O Brasil é um grande produtor de óleo bruto, mas parte da gasolina é importada. Nossa base maior encontra-se na bacia de campos.
 Felizmente somos dependentes de menos 50% de fontes poluentes de energia. O setor industrial tem sido o maior consumidor de energia elétrica do país.


 Agora, leia as questões atentamente e encontre a alternativa correta.

 01. Dentre as citadas assinale a alternativa que contenha apenas as fontes de energia renováveis mais utilizadas no Brasil:
 a) Solar, hidrelétrica e eólica.
b) Hidráulica, lenha e biomassa.
 c) Hidráulica, xisto e solar.
 d) Petróleo, solar e lenha.
e) Álcool, eólica e solar.

 02. A Usina de Itaipu é um empreendimento conjunto:
 a) Brasil – Paraguai;
b) Brasil – Argentina;
c) Brasil – Paraguai – Argentina;
 d) Argentina – Paraguai;
e) Brasil – Uruguai.

 03. A bacia sedimentar do Brasil, que responde pela maior produção de petróleo é:
 a) Bacia de Carmópolis.
b) Bacia de Tabuleiro do Martins.
 c) Bacia do Meio-Norte.
 d) Bacia do Recôncavo Baiano.
e) Bacia de Campos

 04. Sobre o consumo de energia no Brasil é correto afirmar que:
 a) a Região Sudeste não consegue consumir toda a energia que produz
 b) o setor residencial e de comércio representam 80% do consumo total de energia;
c) mais da metade da energia consumida no país provém de fontes renováveis, como a hidráulica e a biomassa;
d) nesta década, devido às sucessivas crises econômicas, não tem havido aumento do consumo de energia; e) o petróleo e o carvão mineral representam mais de 70% de energia produzida para consumo no país.


 05. A energia elétrica no Brasil contribui de maneira significativa para atender às necessidades do país em fontes de energia. O setor que mais utiliza ou consome energia elétrica no Brasil é:
 a) a indústria
 b) os domicílios
 c) o comércio
d) a iluminação pública
e) os transportes

 06. O levantamento do potencial hidráulico das principais bacias hidrográficas brasileiras demonstra a grande supremacia dos rios da bacia:
 a) Amazônica
b) do São Francisco
 c) do Paraná
d) do Tocantins-Araguaia
e) do Leste

 07. Quais as características dominantes da economia colonial brasileira?
 a) propriedade latifundiária, trabalho indígena e produção monocultura;
 b) propriedades diversificadas, exportação de matérias-primas e trabalho servil;
 c) monopólio comercial, latifúndio e trabalho escravo de índios e negros;
 d) pequenas vilas mercantis, monocultura de exportação e trabalho servil;
e) propriedade minifundiária, colônias agrícolas e trabalho escravo.

 08. O Estado do Rio Grande do Sul localiza-se na região conhecida como Brasil
 a) meridional
b) setentrional
c) norte
d) nordeste
 e) sudeste

 09. No município de Altamira no Pará, o Brasil está construindo uma Usina conhecida como:
 a) tucuruí
 b) candiota
c) angra 1
d) angra 2
 e) belo monte

 10. O impacto ambiental da Usina no Pará - segundo especialistas - afetará a mudança no curso do rio Xingu, que acarreta:
 a) déficit econômico
 b) interferência na piracema
 c) superávit econômico
d) aumento da fauna
 e) aumento da flora