domingo, 15 de setembro de 2013

Povos africanos na formação do RS

Os africanos na formação do Rio Grande do Sul


As diversas etnias de africanos que foram trazidas para o nosso estado, no início do povoamento, não podem ser consideradas em parte, como imigrantes, porque vieram forçados e não por livre e espontânea vontade.
Mas com certeza foi um dos povos que mais contribuiu economicamente e culturalmente com a formação do Rio Grande do Sul. Economicamente devido ao sangue e suor que derramou nas charqueadas, guerras e estâncias. Culturalmente com seu legado lingüístico, artístico, religioso, culinário, etc.
Porém, muitas vezes, o povo africano que chegou ao Rio Grande do Sul, principalmente nos séculos XXVIII e XIX é pouco reconhecido e pesquisado e divulgado.

Questão:

Pesquise as origens, as relações de trabalho impostas aos escravos africanos e suas contribuições para a formação do Rio Grande do Sul.


5 comentários:

Anônimo disse...

Nome:André Luís,Elton Pando,Matheus Antunes
Bloco:7- Data:16/09/2013

Habitação dos africanos no Sul

1-Origens: No Rio Grande do sul, o negro também foi comprado como mercadoria, através do Porto de Rio Grande. Depois, foram traficados e escravizados, em maior número, pelos próprios produtores de carne seca, nas estâncias de gado (Pelotas) e nos primeiros municípios.
Sabe-se que os primeiros escravos, que chegaram ao Rio Grande do Sul, vieram com os tropeiros e sesmeiros para trabalharem nas estâncias, currais e condutores de tropas para Sorocaba.

2-Relações de trabalho dos Escravos Africanos: Foram bem melhor tratados, mas realizavam as tarefas mais árduas das fazendas. Os negros, como peões de fazendas, tiveram uma vida mais amenizada, mas, no entanto, foram os carregadores das pedras e os construtores dos muros delimitadores das extensas fazendas da fronteira gaúcha, pois o arame só surgiu após a Guerra do Paraguai, e as divisas da época eram as árvores, rios lagoas.

3-Contribuições: Hábeis cavaleiros, domadores, resistentes tropeiros de mula para São Paulo e Minas Gerais, domésticos e guerreiros de respeito.

Anônimo disse...

sabe-se que os primeiros escravos,que chegaram ao Rio Grande do Sul,vieram com os tropeiros e sesmeiros para trabalharem nas estâncias,currais e condutores de tropas para Sorocaba depois,em 1737,os primeiros colonizadores portugueses, quando fundaram,o forte jesus-Maria-josé,na barra de Rio Grande,também os trouxeram.

Anônimo disse...

alexandre,igor
bloco 6
16/09/13
postamos a atividade mas esquecemos de colocar o nome.

Anônimo disse...

nome;Deise bloco;6
O territorio foi incorporado tardiamente aos dominios de portugal.o tratado de tordesilhas definia que a regiao pertencia a coroa espanhola.
a produção de charque foi certamente,a atividade econômica sulina que mais se apoio em mão de obra escrava,no final do seculo XVII diversas pessoas vindas da colonia de sacramento e outras regiões povoaram o arroio pelotas que ,logo depois tornou-se o principal polo charqueador no sul.

Anônimo disse...

nome:hericles.janes
data:16/09/2013
bloco: 6

questão :vieram com os tropeiros e os sesmeiros para trabalhar nas estâncias , curais e condutores de tropas para Sorocaba .
nas charqueadas os negros trabalhavam durante muitos padeceram os piores castigos . dormiam em senzalas , eram chicoteados por feitores e não aguentavam o serviço de matar o boi e salgar a carne por muitos tempo.
como peões de fazendas tiveram uma vida mais amenizada , mas,no entanto ,foram os carregadores das pedras e os construtores dos muros delimitadores das extensas fazendas da fronteira gaúcha , pois o arame só surgiu após a guerra do paraguai.