domingo, 12 de junho de 2016

Maquetes de mapas físicos usando massa de modelar AMÉRICA DO SUL: FÍSICO













Maquetes de mapas físicos usando massa de modelar
AMÉRICA DO SUL: FÍSICO
Materiais necessários:
2 caixas de massa de modelar de 6 cores
Molde em EVA do contorno do mapa desejado ( Faça cópia do mapa desejado e, com uma caneta,  pontilhe o contorno do mesmo em cima do EVA. Após recorte-o com uma tesoura.)
Uma capa de caderno capa dura ou cartão para o suporte/base da maquete
Papel pardo para forrar o suporte/ base da maquete
Fita adesiva e cola
Tesoura
Atlas Geográfico
Folha de ofício e caneta

CONSTRUÇÃO da MAQUETE:
1º) Forra-se o cartão/base da maquete, com o papel pardo usando cola para fixar.
2º) Põe-se o molde do mapa em EVA  em cima da base e, fixa-se o com pedacinhos de fita adesiva provisoriamente.
3º) A seguir, coloca-se a massa de cor branca ou outra cor, não adequada a representação de formas de relevo, para fazer a base das montanhas. Cobrindo-as com marrom ou vermelho depois de estarem bem elevadas.
4º) E vai cobrindo o molde com as devidas altitudes do relevo e cores adequadas.Assim:
Planícies e depressões – verde claro e escuro
Planaltos – amarelo (mais baixos) e alaranjado ( mais elevados)
Montanhas – marrom e/ou vermelho
5º) Pressione bem a massa sobre a base, tendo o cuidado de respeitar os limites ou contorno do mapa. Após retire o molde. Escreva o título, os nomes das formas de relevo, a rosa-dos ventos, a escala e a legenda.

OBSERVAÇÃO:
O professor pode levar prontos os moldes,  e distribuí-los sendo um para cada dupla ou trio de alunos. Tempo de duração: 2 aulas de 50 minutos. No caso de levar cópia do mapa desejado e os retalhos de EVA para os alunos construírem o molde, o trabalho pode demandar mais tempo.

PROBLEMATIZAÇÃO:
Anteriormente a construção da maquete, é necessário que o professor problematize noções de: interdependência entre CLIMA, VEGETAÇÃO, ALTITUDE, HIDROGRAFIA, LATITUDE E PRINCIPALMENTE RELEVO /Placas tectônicas/erosão/etc. E, no plano socioeconômico: densidade demográfica, urbanização, problemas ambientais, agropecuária, mineração, etc.

 A finalização do trabalho se dará mediante a apresentação/exposição e devidas explicações desses conteúdos, pelos alunos, distribuindo um assunto para cada grupo relacionar com a sua maquete.

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