terça-feira, 22 de novembro de 2011

território e territorialidade

UFRGS
Produção de Material Didático para a Diversidade
Pólo Rosário do Sul
Ivanilda Freitas Dornelles
Novembro/2011.
Módulo 3 – Unidade 5 - Atividade 5

PLANEJAMENTO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA ENVOLVENDO A DIVERSIDADE TERRITORAL

PLANEJAMENTO DE AULA

1. Tema: Espaço, território e territorialidade.
2. Título: O “calçadão” de Rosário do Sul: espaço, território e territorialidade.
3.Componente curricular: Geografia
4. Período/Duração: 6 a 8 horas/aulas
5. Modalidade de ensino: Escola de Jovens e Adultos
6. Séries/Turmas: Totalidades 3,4 e 6 do Ensino Fundamental (Correspondente as 5ª, 6ª e 8ª séries do ensino regular diurno).
7. Objetivos:
Identificar os conceitos de espaço, território e territorialidade;
Compreender como um espaço/território pode ter inúmeras funções ou territorialidades;
Analisar as relações econômicas, sociais e ambientais estabelecidas no “Calçadão” de Rosário do Sul;
8. Problematizações:
O “CALÇADÃO” DE ROSÁRIO DO SUL: ESPAÇO, TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADES.
Espaço/Território:
Delimitação da área;
Histórico da construção;
Justificativa de um projeto diferenciado (no sentido de ter trânsito de carros);
Ocupação do espaço físico (residências, estabelecimentos comerciais, serviços, etc.);
Gerenciamento /Finalidades do seu uso;
Relações econômicas, sociais e ambientais deste espaço físico;

Territorialidade:
Espaço de: pertencimento; diferenciação; afirmação de identidade; coesão social; participação e conflitos; de integração; de intercambio com outros territórios; de poder; de coexistência; de multiterritorialidades;

Questões problematizadoras:
Como era usado anteriormente o espaço no qual hoje está o “calçadão”?
Quando foi construído e inaugurado? Com quais finalidades?
O calçadão atual se caracteriza dentro do conceito de “calçadão”? Por que há trânsito de carros?
Por que em Rosário do Sul ainda não foi construído um “calçadão” abrangendo toda a rua, sendo usado somente para o trânsito de pedestres?
Seu uso atual está de acordo com as finalidades para as quais foi construído?
Como se dá a relação econômica, social e ambiental nesse espaço físico?
Como está sendo feita a segurança pública nesta área? Que problemas são percebidos nesta questão (segurança do cidadão, trânsito de pedestre e carros, sinalização, etc.)?
O que pode ser observado quanto a diversidade do público que freqüenta o “Calçadão” de Rosário do Sul (seu uso social/econômico) nas diferentes horas do dia e nos diferentes dias da semana?

9. Desenvolvimento das atividades:
Simultânea com todos os alunos da EJA, do qual sou professora, no período de 07 a 11 de novembro.
Primeira etapa (Relatos em sala de aula):
Conhecimento prévio dos alunos sobre o “calçadão” de Rosário do Sul. Socialização de histórias pretéritas e presentes/atuais. Relato de fatos sobre o assunto.

Segunda etapa (Estudo do meio ou pesquisa de campo):
Passeio ao “calçadão” com as turmas, em vários momentos, durante o período de duração das aulas no turno da noite, isto é, entre as 19 e 22 horas (um pouco antes do término das atividades na escola). Com objetivo de observar, coletar dados, tirar fotos e filmar.

Terceira etapa (Confecção de material visual):
Organização e montagem de material audiovisual e/ou painel com as fotos e vídeos coletados para análise e discussões.

Quarta etapa: (Pesquisa na Internet)
Pesquisa em sites de fotos, vídeos e informações sobre o referido assunto;

Quinta etapa (Leitura de texto/conceitos):
TEXTO: Reflexões sobre o estudo do território
Autores: Álvaro Luiz Heidrich e Bernardete Beschorner Heidrich
ATIVIDADE: Leitura de texto sobre espaço, território e territorialidade; Reflexão sobre a relação dos conceitos científicos e os saberes populares, a contextualização e sistematização dos mesmos em busca de novos conhecimentos.
Sexta etapa (produção textual):
Construção de um texto pelos alunos ( escrita/ digitação) sobre o que conseguiram sistematizar a partir do que foi observado, relatado nas aulas e pesquisado na Internet e informalmente a partir de conversas com familiares, amigos, pessoas que estavam no calçadão, comerciantes, autoridades, e outros. Relacionando com o texto lido na etapa anterior ( “Reflexões sobre o estudo do território”);

Sétima etapa (Seminário integrador):
Sistematização do trabalho: apresentação em retro-projetor das imagens/fotos, vídeos e da produção textual dos alunos da EJA.

Oitava etapa (Divulgação do trabalho):
Postagem em Blog e no You tube do trabalho realizado. Perspectiva de ampliar o estudo em outra oportunidade.

Outras possibilidades (Ampliação da atividade) :
Comparar com outros calçadões de outras cidades quanto aos usos, funções, áreas, importância, acessibilidade, etc. (Material/ Recursos:através da observação de imagens de revistas, postadas na Internet, novelas, Google Earth, etc.)
Relacionar com os pontos cardeais (Meios de Orientação);
Distância dos bairros e vilas até o “calçadão” ( Nomes e localizações dos bairros e vilas de Rosário do Sul);

10. Competências:

Domínio da leitura e da escrita;
Capacidade de pesquisar, analisar, sintetizar e interpretar textos;
Capacidade de planejar, trabalhar e decidir em equipe;
Capacidade para localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada;

11. Recursos:
Câmera digital; computador ou notebook com acesso a Internet; cópias de texto; retro-projetor;

12. Avaliação:
O aluno será avaliado pela:
Participação oral;
Produção textual coerente com o texto e as discussões realizadas;
Participação ativa na construção e montagem do trabalho;




REFLEXÕES SOBRE O PLANEJAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA ENVOLVENDO A DIVERSIDADE TERRITORAL


O planejamento de aulas deve partir da relação entre os conhecimentos científicos sistematizados e os conhecimentos prévios ou espontâneos dos alunos tentando contextualiza-los de forma problematizadora. Sobre essa questão, Pedra coloca em seu artigo que
“[...] o ensino de geografia requer que o professor pense em termos de “contribuir para desenvolver as potencialidades” do aluno e propiciar que o aluno se torne co-autor do saber (com estudos participativos do meio, debates freqüentes, textos e conteúdo adequados à realidade social e existencial dos alunos). Enfim, não se trata de ensinar fatos, mas de levantar questões.” (Pedra, 2008, p.4).

No desenvolvimento das aulas procurei, a exemplo da atividade descrita pela referida autora, partir de uma proposta de estudo que envolva a discussão dos conceitos de espaço, território e territorialidade a partir da observação e análise do espaço público conhecido como “calçadão” de Rosário do Sul, o qual está localizado a uma quadra ou cem metros da escola na qual leciono. Sendo assim, o “calçadão” é o local onde a maioria dos alunos passa diariamente para ir até a escola e, alguns vão até lá para passear durante o recreio/intervalo, no turno da noite. Além de ser um espaço conhecido por todos por estar localizado no centro da cidade, pouco se conhece e/ou se reflete sobre sua história, seus problemas socioeconômicos e ambientais, entre outras questões. Aprofundar seus conhecimentos e a socialização de saberes sobre o mesmo é o que pretendo com este planejamento descrito minuciosamente anteriormente.
Conforme a professora Ligia Goulart “o professor precisa, além de saber sobre aquilo que ensina criar espaços e estratégias que favoreçam a apropriação dos co¬nhecimentos”. Portanto, que saibamos construir práticas pedagógicas atraentes e envolventes para os alunos, promovendo o seu respectivo desenvolvimento de forma global. Propondo uma aprendizagem significativa, a luz dos postulados de Vygotsky, onde o ensino na perspectiva histórico-cultural, conforme apontado por Maria Pedra em seu artigo, traz inúmeros benefícios aos educandos e realização profissional ao professor.









Referências:
HEIDRICH, Álvaro Luiz. HEIDRICH, Bernardete Beschorner. Reflexões sobre o estudo do território. In: BUITONI, Marísia Margarida Santiago (coord.). Geografia: ensino fundamental. Coleção Explorando o Ensino. Vol.22. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2010.

CASTROGIOVANNI, Antonio (org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 7ª edição. Porto Alegre: Mediação, 2009.

PEDRA, Maria Oneide Miatto. Ensinado Geografia a partir do local: relato de experiências de ensino – aprendizagem vivenciadas em turmas de sétimas séries – Londrina (Pr).2008. Disponível em:
Acesso em 03 nov. 2011.

GOULART, Lígia Beatriz. Produção Didática. Disponível em:
Acesso em 02 nov. 2011.

GIRARDI, E. P. Espaço geográfico e território: conceitos-chave para a Geografia. In: ______. Atlas da Questão Agrária Brasileira. Disponível em: http://www4.fct.unesp.br/nera/atlas/espaco_territorio.htm#espaco. Acesso em 05 nov. 2011.

HAESBAERT, Rogério. Novas Territorialidades. Disponível em: . Acesso em 04 nov. 2011.

Sites :
http://rosariodosulemfotos.blogspot.com/
http://www.rosulonline.com.br/folharosariense/inddaterra.htm
http://www.youtube.com/watch?v=Vr_yqqR31zU
http://www.youtube.com/watch?v=iIPAXkhcdX8
http://www.youtube.com/watch?v=r13bZ7CEMtw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=VwvPVHSZkyE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=i4ORowtudfY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=1oiDBpn3fLY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=pOuCaE8TRT8&feature=related
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&gbv=2&gs_sm=e&gs_upl=375l9922l0l10172l51l47l7l27l33l2l391l2641l2-3.5l8l0&q=fotos%20antigas%20ros%C3%A1rio%20do%20sul&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi
http://www.ferias.tur.br/fotos/8057/rosario-do-sul-rs.html

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