terça-feira, 9 de novembro de 2010

Dia Nacional da Consciência Negra


O 20 de Novembro já está inscrito no calendário das lutas populares no Brasil como o DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA, e homenageia o líder ZUMBI e toda a sua luta pela igualdade racial. ZUMBI foi o líder do QUILOMBO DOS PALMARES e, essa data foi escolhida porque lembra o dia de sua morte: 20 de novembro de 1695. A distância que nos separa do fim do Quilombo dos Palmares, mais de três séculos, é mais uma razão para não deixarmos ser apagada de nossa memória essa rebeldia e inconformismo com a exploração, com as desigualdades sociais e com a discriminação racial, não só contra os afro-descendentes, mas também contra os indígenas, árabes e outras etnias.

15 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho que dia nacional da consciência não tem que ter exploração,com as desigualdades sociais e com discriminação racial.
Thaís turma: 72

Anônimo disse...

Eu entendi que o dia 20 de novenbro
foi escolhido o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA por que foi a MORTE DE ZUMBI.





NOME:OTÁVIO TURMA:72

Anônimo disse...

O dia da consciência negra é muito importante
Para mostrar para as pessoas que os negros também são pessoas normais e não animais como eram tratados antigamente

ass:N.Santos

Anônimo disse...

O dia da consciência negra é muito importante
Para mostrar para as pessoas que os negros também são pessoas normais e não animais como eram tratados antigamente

ass:N.Santos

Anônimo disse...

O dia nacional da consciência negra homenageia o líder zumbi e toda a sua luta pela igualdade racial.Zumbi foi o líder do quilombo dos palmares e essa data lembra o dia da sua morte.
carolina

Anônimo disse...

A DISCRIMINAÇÃQ NO BRASIL É MUITO GRANDE.
MAS DEVEMOS LUTAR CONTRA ISSO.

Anônimo disse...

Acho que devemos respeitar o dia da consciência negra.
Acho que não era correto a exploração e as desigualdades e as discriminação racial.
Alisson

Anônimo disse...

Eu entendi que o zumbi foi um grande lider e lutou pelos escravos

Anônimo disse...

Eu entendi que o ZUMBI DOS PALMARES foi um homem que protegia os escravos para que não fossem capturados.





NOME:IGOR DA SILVA AMARAL

Anônimo disse...

EU acho que no dia 20 de novembro é o dia nacional da consciência negra homenagem ao lider zumbi . ESSA data foi escolhida porque lembra o dia de sua morte.
Denis

Anônimo disse...

O poeta Rosáriense Oliveira da Silveira contruibuiu muito pelo resgate da cultura afro-brasileira. Pesquise sua biografia e leia sua poesia dedicada a etnia afro-descendente.

Anônimo disse...

É uma data muito importante para os negros.

Robson.

Anônimo disse...

Eu entendi que o zumbi foi um grande lider e lutou pelos escravos. *O*



NOME:Gelson Mateus *--*

Anônimo disse...

Achei legal o ZUMBI foi o líder do QUILOMBO DOS PALMARES,ele lutou pela igualdade rascial


Nome:Vinícius

Anônimo disse...

Gostei muito de seu blog.É muito educativo.
Para mostrar também que ainda existe preconceito no mundo.